quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Emulando Mega Drive (Genesis)

Sonic na telinha do seu PSP. O DGEN é capaz de rodar este e muitos outros jogos da excelente plataforma 16-bits Mega Drive.

Para instalar o DGEN primeiramente baixe o arquivo do programa.

Link para download:

Baixar DGEN v1.70 para custom firmwares 3.60 ou maior

Em seguida descompactar e colar na pasta PSP/GAME do seu cartão de memória. Os jogos também podem ser colocados diretamente nesta pasta e não podem estar compactados. A interface do DGEN é bem simples, e com os botões L e R do seu portátil você tem acesso às opções de configurações do emulador.

Lista de Jogos Recomendados no Mega Drive:
Beyond Oasis
Castlevania Bloodlines
Comix Zone
Contra: Hard Corps
Desert Strike
Rolling Thunder 2
Sonic The Hedgehog 2
Streets of Rage 3
Super Street Fighter 2: The New Challengers
Toejam & Earl
X-Men 2: Clone Wars
(Sugerida pelo PSPGamer Maurílio Freire)

Testado em um PSP Slim 3.90-M33

domingo, 16 de novembro de 2008

Lançamentos da Semana (16/11 a 22/11)

Segundos os sites Gamespot e IGN estarão disponíveis esta semana para o PSP:



16/11: Shaun White Snowboarding
Jogo de Snowboard da Ubisoft, que leva no título o nome do recordista de medalhas dos X-Games, olímpiada de esportes radicais.







17/11: Need For Speed Undercover

Nova edição de uma das mais famosas séries de jogos de corrida. Pode-se esperar por muita ação e confusão nas mais velozes perseguições automobilísticas.

sábado, 15 de novembro de 2008

Convertendo jogos de Playstation (PSX) para jogar no PSP

Um dos bons softwares para conversão de jogos de PSX para PSP é o Impaler's PSX eBoot Creator. Seus pontos fortes são: Criar um único arquivo eBoot (formato de jogo PSX que o PSP consegue emular) a partir de jogos com mais de 01 CD e também possuir uma opção de preview para ver como os ícones e imagens do jogo no menu do sistema do PSP ficariam.

Para iniciar a conversão dos seus jogos de PSX favoritos, o primeiro passo é baixar o Impaler's.

Link para download:

Baixar o Impaler's PSX eBoot Creator

Descompactando, aparecerão 02 pastas e 01 arquivo. O arquivo ImpalerPopStation.exe roda o programa, enquanto a pasta Results é onde ficarão os seus jogos convertidos. Ainda há a pasta Exec Files (recomendo colocar as imagens dos cds de PSX nessa pasta, uma vez que para iniciar a conversão ele copia estes arquivos para ela, sendo assim você já poupa um pouco o trabalho do software).

Interface do Impaler's

Executando o programa, a interface é direta e bastante intuitiva. Na parte de cima você carrega a(s) imagem(ns) do jogo que vc quiser (cada campo Disk x ISO é para um CD do jogo, lembrando que você não pode converter jogos diferentes ao mesmo tempo). Após isso voce escreve o nome do game ou parte dele na caixa Game Title, para que possa ser feita a procura por um ID compatível (clicando no botão Search).

Na parte de baixo pode-se adicionar figuras para melhor identificação do jogo no menu do PSP (XMB), caso deseje uma pré-visualização de como está ficando, basta clicar em Preview na Barra de Menu do Impaler's.

Pronto, tudo selecionado corretamente basta clicar em CREATE! para iniciar a conversão. Pode demorar um pouco e embora apareça uma janela em branco sem nenhuma informação, o programa estará trabalhando, restando a você ter um pouco de paciência. Finalizado o processo, basta ir na pasta Results, copiar e colar o diretório referente ao jogo na pasta PSP/GAME do seu memory stick e o jogo já estará disponível para ser jogado no seu PSP.

É importante salientar quem nem todos os jogos são compatíveis com todos os firmwares de PSP. Para mais informações visite:
http://www.gamerspress.com/index.php?title=PSX_on_PSP_Compatibility_List
Uma forma de contornar essa limitação é através da instalação de um plugin especial do Popsloader (o emulador nativo de PSX para PSP) onde é possível selecionar qual firmware se deseja utilizar para rodar determinado jogo. Irei abordar com mais detalhes este plugin em uma postagem futura.

Testado com o jogo Chrono Cross em um PSP Slim CFW 3.90-M33: Inicialmente o jogo não funcionou, travando após a tela inicial da Square LLC, mas utilizando a versão de firmware 3.71 atráves do plugin, o jogo pôde ser iniciado normalmente.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Emulando Game Boy Color e Master System

Já pensou em ver jogos como Pokemon Amarelo de Game Boy Color e Turma da Mônica em O Resgate de Master System rodando a partir de um mesmo emulador e ainda na tela do seu PSP? Pois é exatamente isto que o MasterBoy proporciona.


Com uma interface agradável e intuitiva, além de excelente suporte à emulação de GBC e Master System, conseguindo muitas vezes 100% de desempenho até mesmo com seu PSP em "underclock" (200MHZ é suficiente para 99% dos jogos, a velocidade de clock pode ser mudada nas configurações do emulador), o MasterBoy é um dos melhores emuladores disponíveis para o PSP, considerando todas as plataformas.


Para instalar no seu PSP, primeiramente baixe o MasterBoy:

Link para download:

Baixar o Masterboy

Em seguida copiar o conteúdo da pasta Masterboy para o diretório PSP/GAME do seu cartão de memória. Os jogos (roms) podem ficar em qualquer lugar, mas recomendo que sejam colocados nas pastas Roms SMS (Master System) e Roms GBC(para o Game Boy Color).

Testado em um PSP Slim 3.90-M33

domingo, 9 de novembro de 2008

Lançamentos da Semana (09/11 a 15/11)

Dois lançamentos agitam o PSP esta semana. De acordo com os sites Gamespot e IGN estarão disponíveis:




09/11: WWE SmackDown vs. Raw 2009
Nova versão deste jogo de Luta-livre. Muita ação, pancadaria e é claro todas as firulas deste esporte.






11/11: Pro Evolution Soccer 2009 (embora já se encontre na internet para baixar)
Atualização anual de uma das maiores franquias esportivas de todos os tempos. PES 2009 traz como maiores novidades a licença oficial da Liga dos Campeões da Europa e o modo Become a Pro, onde você controla apenas um jogador em campo e deve-se fazer com que o mesmo progrida na carreira.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Emulando Game Boy Advance

Nesta primeira postagem sobre emulação, você verá como é fácil poder rodar jogos de Game Boy Advance no seu PSP (lembrando que você deve possuir um Custom Firmware).

Um dos melhores emuladores de GBA para PSP, senão o melhor é o gpSP. Este emulador apresenta duas opções de configuração, uma normal, e outra utilizando um arquivo especial para os PSPs que possuam uma Custom Firmware M33, habilitando um maior uso da memória do PSP. Caso não saiba sobre a sua versão, melhor testar primeiramente com o gpSP sem suporte a M33.


Vamos lá, o primeiro passo é baixar o gpSP. Nestes links estão a versão lançada em 03 de novembro de 2008, preparei dois arquivos diferentes, cada um com uma das opções de configuração, acompanha também o jogo Super Mario Advance 4.

Links para download:

Baixar o gpSP com suporte a M33

Baixar o gpSP sem suporte a M33

Para instalar, basta descompactar o conteúdo do arquivo na pasta PSP\GAME do seu aparelho. Os jogos devem ser baixados a parte e inseridos na pasta roms, que neste momento deve se encontrar em PSP\GAME\gpSP_mod, lembrando que você apenas pode utilizar uma ROM de um jogo caso possua o cartucho original. Caso desejar pode-se usar também as ROMs compactadas no formato ZIP economizando espaço no cartão de memória.

Importante ressaltar que é possível que alguns jogos ainda não sejam emulados com 100% de eficiência pelo gpSP, que é um projeto em constante melhoria.

Testado em um PSP Slim CFW 3.90M33

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Modelos do PSP

PSP Normal (Fat)
Primeiro modelo de Playstation Portable lançado pela Sony, em 12 de dezembro de 2004 no Japão e em 24 de março de 2005 nos EUA. Jogos, música, vídeos, internet e muito mais na palma da mão.

Diferença de espessura entre o PSP Slim e o Fat
PSP-2000/2001 (Slim)
Lançado em setembro de 2007, essa versão redesenhada do PSP era 33% mais leve que a versão Fat e 19% mais fino. Este modelo passou a suportar também carregamento da bateria via USB além de finalmente você ter a possibilidade de jogar com o portátil com a imagem sendo exibida em uma TV (apenas as com o recurso “progressive scan”).


O PSP Slim também tinha o dobro de memória da versão anterior (64MB contra 32MB), o que diminui o tempo de carregamento dos jogos. Outra mudança foi no reposicionamento das travas de WLAN (conexão à rede) e das saídas de áudio, que agora se posicionam na parte superior do aparelho. A tela de LCD passou a apresentar um brilho maior, resultando numa melhor qualidade de imagem.

PSP-3000
Em 14 de outubro de 2008 nos EUA (16 de outubro no Japão) foi lançado este modelo. Baseado no design da versão Slim, as principais mudanças resumem-se à presença de um microfone embutido, suporte para jogar com o PSP em qualquer tipo de TV e uma nova tela LCD com maior número de cores. Por outro lado, muitos usuários têm reclamando que esta nova tela apresenta scanlines incômodos principalmente em imagens com movimentação rápida. Os botões Start e Select, antes semi-círculos, agora são ovais e o botão Home deu lugar ao botão PS, mantendo a mesma função. Esta versão a depender do firmware, ainda não é desbloqueável.

Defeito de scanline no PSP-3000

Veredito: Se você deseja comprar um PSP, a versão mais atrativa no momento parece ser mesmo a Slim, caso ainda consiga encontrar nas lojas, ou então um PSP 3000 com firmware até 5.03 (que é desbloqueável).

Atualizado em 28/07/2009.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Crisis Core: Final Fantasy VII - Análise


De mero coadjuvante a personagem principal. Este é Zack num dos melhores, senão o melhor jogo lançado para o PSP. Crisis Core revisita o mundo de Midgar mas desta vez a história se passa 7 anos antes dos acontecimentos descritos em Final Fantasy VII, mostrando ao jogador muitos dos eventos e tragédias que servem de motivação para alguns dos principais personagens do game.

Na história de Crisis Core, Zack Fair é um SOLDIER de segunda classe que sonha em se tornar um SOLDIER 1st Class e que tem como maior ambição se tornar um herói. Sob a tutela de seu mestre Angeal, portador da Buster Sword, Zack é convocado para uma missão em Wutai, ao mesmo tempo em que vários SOLDIERS liderados pelo 1st Class Genesis se rebelam contra a Shinra. Contar mais seria estragar a bela trama, que guarda ainda muita importância para aquele que viria a ser um dos maiores vilões de todos os tempos: Sephiroth.


Se a história tem tudo para prender a sua atenção e não deve nada aos grandes jogos da série, tecnicamente Crisis Core é simplesmente maravilhoso. Os personagens são muito bem feitos e cheios de detalhes, e embora em certos momentos os cenários não tenham a mesma atenção, ainda assim são excelentes para um portátil. Mas o que mais impressiona são as cenas em computação gráfica que com certeza ficarão na memória de muita gente como algumas das melhores cenas em CGs para qualquer plataforma.

A trilha sonora consegue passar ao jogo o clima certo para cada momento, seja este dramático ou de ação frenética, com algumas das mais belas canções já feitas para um jogo de videogame. As dublagens não são menos impressionantes, e conseguem envolver ainda mais o jogador na trama.


A jogabilidade é o único ponto controverso em Crisis Core. No Sistema de batalhas é deixado de lado o tradicional sistema por turnos e coloca-se o jogador em um campo de batalha onde ele deve se movimentar, soltar materias, usar a espada, defender-se etc, se comportando de maneira muito semelhante a um jogo de ação em tempo real. Do lado esquerdo da tela de batalha há o DMW (Digital Mind Wave), que é o responsável pelos Limits Breaks e a evolução do personagem e assemelha-se bastante a um jogo caça-níqueis. Embora seja um sistema praticamente aleatório, as combinações de personagens e números do DMW são fortemente influenciadas pelas alterações no estado de espírito de Zack. Encontros com determinados personagens também “viciam” o DMW, fazendo com que a probabilidade de que sejam sorteadas 3 faces desse personagem sejam ampliadas e com isso a chance de seu Limit Break ser utilizado por Zack seja bem maior. Pode parecer estranho a princípio, mas o jogador rapidamente assimilará esse novo sistema e verá que as lutas podem ser bem divertidas, embora em geral sejam mais fáceis do que deveriam.


Apesar de ser relativamente curto em sua campanha principal, com uma duração média de 20 horas, Crisis Core possui centenas de missões paralelas que podem ser acessadas a partir dos Savepoints e que são importantes para conseguir todos os Summons e evoluir Zack. Se você possui um PSP saiba que Crisis Core: Final Fantasy VII é o melhor RPG já lançado para o portátil. Com sua história envolvente e tecnicamente excelente, é um jogo obrigatório de ser jogado, ainda mais se você for um fã de Final Fantasy.


Notas:
Gráficos: 9,5
Som: 9,5
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9,5
Nota Final: 9,3


Autor: Iury Silva

domingo, 2 de novembro de 2008

Lançamentos da Semana (02/11 a 08/11)

Apenas uma novidade para o PSP. No dia 4 de novembro será lançado Tom Clancy's EndWar, jogo de estratégia ambientado na 2º Guerra Mundial.

Abaixo imagem do game:

sábado, 1 de novembro de 2008

Star Ocean - Dois jogos, uma só capa.

É no mínimo curiosa e não deixa de ser criativa a idéia da Square-Enix: para os remakes dos dois primeiros jogos da saga de RPG Star Ocean, as capas formam uma única imagem caso alinhadas lado a lado.


Mas o que interessa mesmo é que se trata de mais um grande jogo para o nosso portátil e breve aqui n'O Melhor do PSP uma análise do ótimo game Star Ocean First Departure, lançado no último dia 21. Já Second Evolution tem previsão de lançamento para 6 de janeiro de 2009.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO